Você sabia que tomar medicamento é coisa séria?
Alguns problemas são de duração muito curta e podem desaparecer mesmo sem o uso de medicamentos.
É importante você saber que há medidas que podem auxiliar na cura de doenças, tais como, dietas, repouso, exercícios, entre outras.
Medicamentos são produtos que servem para aliviar sinais e sintomas, controlar doenças crônicas, reduzir o risco de complicações, recuperar a saúde, auxiliar no diagnóstico de doenças
Mas lembre-se de que somente um profissional de saúde habilitado pode orientar corretamente a respeito do tratamento das doenças. E que a prática da automedicação pode trazer complicações e consequências como: reações alérgicas, dependência e até a morte.
No Brasil, o uso incorreto de medicamentos deve-se comumente a: polifarmácia, uso indiscriminado de antibióticos, prescrição não orientada por diretrizes, automedicação inapropriada e desmedido armamentário (estoque) terapêutico disponibilizado comercialmente.
Por isso o Hospital do Coração Anis Rassi fala sobre a importância do uso racional de medicamentos , devido “à necessidade do paciente receber o medicamento apropriado, na dose correta, por adequado período de tempo e consequentemente à adesão e sucesso terapêutico."
Colaborou: Larisse Marques - Farmacêutica Responsável Técnica / CRF GO 7024