Voltar para notícias

I Semana da Sepse - HCAR

Publicado em: 14/09/2018 | Categoria: Ação Interna | Autor(es):

O Brasil tem uma das maiores taxas de letalidade por sepse no mundo. E em setembro, no dia 13 é o dia Mundial de Combate a Sepse. Nesta data em todo mundo são realizadas várias ações para informar e conscientizar sobre a doença. 

Mas o que é SEPSE? Antigamente era conhecida como septicemia ou infecção generalizada, na verdade, trata-se de uma inflamação generalizada do próprio organismo contra uma infecção que pode estar localizada em qualquer órgão. Essa inflamação pode levar a parada de funcionamento de um ou de mais órgãos, com risco de morte quando não descoberta e tratada rapidamente.

Atualmente a sepse é a principal causa de mortes nas unidades de terapia intensiva (UTI), com número de óbitos superior às doenças cardiovasculares, como infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral. O manejo correto do paciente com sepse favorece a melhora clínica e aumenta a sobrevida dos pacientes.

Este ano, O HCAR - Hospital do Coração Anis Rassi,  promoveu a I Semana da Sepse que aconteceu de 10 a 13 de Setembro com palestras aos nossos colaboradores, blitz em toda a instituição, com entrega de panfletos informativos, adesivos de adesão a campanha e visitas aos pacientes com orientações  sobre a Sepse e seus sintomas.

Para Jade Alves, Educação Permanente, "eventos como esse fortalecem os protocolos institucionais existentes e estimulam a tomada de decisão clínica da equipe. Além disso, os colaboradores de diferentes áreas ganham ferramentas que favorecem empoderamento para o autocuidado e promoção da saúde."

 

A Gestora da Farmácia Hospitalar, Larisse Marques, afimar: "O trabalho da farmácia é agregar ao protocolo juntamente com as equipes envolvidas. Tudo começa na Qualificação ao Fornecedor que é a etapa de identificar e padronizar medicamentos a serem adquiridos. Em seguida precisamos ter uma resposta rápida diante da solicitação médica na abertura o protocolo quanto a entrega dos medicamentos, nesta etapa precisamos ter a equipe alinhada quanto a resposta rápida aos 60 minutos de tempo limite do protocolo. E por último, o acompanhamento farmacoterapeutico e a  adesão ao protocolo de antibióticos durante ao acompanhamento aos pacientes por via da farmácia clínica."

"É comprovado que no Brasil a SEPSE já mata mais que IAM e o Câncer. Essa campanha mundial permite uma atenção especial a um tema tão delicado. Durante a semana centralizamos nossas forças em sensibilizar os profissionais para a importância da identificação precoce da SEPSE." informa Wanessa Castro, Coordenadora de Enfermagem e palestrante do evento.

O evento teve o objetivo de divulgar o conhecimento quanto a sepse aos colaboradores do HCAR, estimular a identificação dos sinais e sintomas de alerta da sepse pelas equipes de saúde, bem como divulgar os indicadores ligados ao protocolo de sepse, que mostram como está o atendimento ao paciente séptico. Colaboradores de todos os setores da instituição compareceram as palestras, sempre lotando nosso auditório e participando ativamente com perguntas, e promovendo o debate construtivo sobre o tema.

Ligamos para você