Voltar para notícias

Treinamento de Gerenciamento de Riscos

Publicado em: 25/06/2018 | Categoria: Ação Interna | Autor(es):

O gerenciamento de riscos é um desafio constante para as instituições de saúde. O risco ocorre de diferentes formas, por isto, anualmente, a instituição realiza treinamento onde os colaborares podem analisar e discutir sobre os conceitos de segurança do paciente.

Este ano o TREINAMENTO DE GERENCIAMENTO DE RISCO aconteceu nos dias 12 à 21 de Junho. Ministrado pela Gerente de Qualidade, Cristina Bernardes, com o apoio de nossa Educação Permanente, Jade Pacheco.  



Ao ser questionada sobre a importância do Gerenciamento de Riscos, Cristina informa que “além de conhecer mais sobre os conceitos, estatísticas e desfechos, esse ano pudemos aprender que os danos não são causados apenas por profissionais da saúde, mas por problemas no processo de cuidados, que exigem protocolos e ações que hoje são necessários para cuidar do paciente”.

Para reforça o tema, e estimular o debate entre os colaboradores, foi entregue a todos os participantes mini jornais imitando o formato de mídias impressas locais, com notícias que tiveram grande repercussão e questionando a todos quais medidas poderiam ser tomadas para evitar o erro.

Jade Pacheco, Educação Permanente, afirma que "O treinamentopermite ao colaborador enxergar situaçãoes que expões os pacientes a riscos. Nesse sentindo, a equipe consegue atuar garantido assistência de ualidade e prestando cuidado humanizado".

Cristina reforça “É imprescindível que as Instituições de Saúde abordem a Segurança do Paciente e o Gerenciamento de Risco com a Equipe, subsidiando ações e estabelecendo conhecimentos e habilidades acerca de estratégias que minimizem erros e cultivem a qualidade da assistência oferecida aos pacientes, que não estejam apenas voltadas para questões de conhecimento técnico, mas sim, da necessidade de se trabalhar a segurança enquanto cultura organizacional e ferramenta gerencial.”

Ligamos para você