Voltar para notícias

Cuidar dos rins é também cuidar do coração

Publicado em: 12/03/2020 | Categoria: Notícias | Autor(es):

A data, criada pela Sociedade Internacional de Nefrologia, busca chamar a atenção das pessoas sobre a importância dos cuidados com os rins e da prevenção das doenças renais, que atingem cerca de 10% da população no Brasil e no mundo.

Mas, você sabia que os cuidados com os rins são fundamentais também para proteger a saúde do coração? Isso mesmo. É que doenças renais podem levar a doenças cardíacas e vice-versa. O sangue bombeado pelo coração precisa ser purificado nos rins. E para o rim funcionar, ele precisa da circulação correta do sangue. Ou seja, para uma boa saúde, é preciso que esses órgãos funcionem bem, em sintonia.

Por isso, o Hospital do Coração Anis Rassi aproveita o Dia Mundial do Rim para alertar as pessoas sobre cuidados com a saúde, a prevenção das doenças renais e a proteção do coração. Pacientes com diagnóstico de diabetes, colesterol alto e hipertensão arterial devem ficar ainda mais atentos, pois têm mais riscos de desenvolver doenças renais e cardíacas.

Especialista do corpo clínico do Hospital do Coração Anis Rassi, o médico nefrologista Mauri Félix de Sousa, que é mestre em Medicina (Nefrologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutor em Nefrologia pela Universidade de São Paulo, orienta que a prevenção e o acompanhamento médico são essenciais, pois as doenças renais crônicas normalmente são silenciosas e somente apresentam sintomas quando o funcionamento dos rins já está comprometido.

Ter uma alimentação com baixo teor de sal e açúcar é uma das dicas para reduzir os riscos de doenças nos rins e no coração. Outros cuidados que devem ser seguidos são beber bastante água, não fumar, fazer atividade física regularmente, prevenir a obesidade e o estresse e evitar o uso de anti-inflamatórios. Essas ações juntas deixam o coração mais sadio e, consequentemente, os rins também.

Consultas periódicas e exames também devem fazer parte do rol de cuidados com a saúde, pois o diagnóstico precoce das doenças renais contribui muito para o sucesso do tratamento. Exames simples, como o de microalbuminúria e a dosagem de creatinina no sangue, ajudam a detectar possíveis problemas. Em casos de diagnóstico da doença, o paciente deve passar por acompanhamento regular com o nefrologista e cardiologista e seguir as orientações médicas para o tratamento.

Anote as dicas e cuide-se bem para ter rins e coração mais saudáveis:

 - não fume
- mantenha seu corpo bem hidratado;
- reduza o consumo de sal e açúcar;
- reduza a ingestão de gordura;
- pratique atividades físicas regularmente;
- procure reduzir o estresse;
- previna a obesidade;
- evite o uso de anti-inflamatórios,
- consulte seu médico periodicamente.

Ligamos para você